Translate

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Aposentadoria, comece a guardar dinheiro com urgência.




A maioria das pessoas que hoje tem acima de 40 anos de idade não foi treinada adequadamente na gestão de suas finanças. Nascemos em uma época que o Brasil atravessava uma ferrenha ditadura militar. Boa parte dos pais deste período não haviam aprendido a fazer o controle financeiro. Viveram um milagre econômico que, de fato, não ocorreu e por conta disto não orientaram seus filhos na direção da realização financeira.
Aprendemos que devíamos trabalhar para manter a família. A educação em si nunca foi uma diretriz estratégica do País, quem dirá a educação financeira. Somos reflexo de uma era repleta de inconseqüências e voltada apenas para a manutenção da vida e nosso modelo de aposentadoria era baseado na previdência social.
Quero te dar um conselho e posso dizer que o aprendi a duras penas, depois de quase ir à bancarrota financeira. Poupe, poupe obstinadamente. Você já deve ter ouvido dizer que devemos reservar 10% do nosso salário para a poupança eu, porém, recomendo o seguinte poupe mais, poupe 20%, 30% do seu salário. Outra dica que dou é: poupe primeiro e depois pague suas dívidas. A poupança deve ser o item principal da sua gestão financeira e não deve ser feita com as sobras do salário.
Aos poucos, conforme você vai se habituando a ter dinheiro, diversifique suas formas de remuneração, ampliando seu leque de opções em investimentos. A palavra de ordem é diversificar. Não fique preso a uma única fonte de renda. Isto pode ser o seu fim.
Você pode mais, se começar cedo. Se não começou cedo, comece agora. Faça acontecer diferente em sua vida. Ame ganhar dinheiro honestamente. Motive-se a ganhar dinheiro de tal sorte que esta ideia seja um hábito em sua vida.
Sinta em seu coração que a arte de ganhar e guardar dinheiro só trará benefícios e o fará ajudar a si próprio e a muito mais pessoas no mundo.
Se você já viajou de avião, já deve ser ouvido uma das recomendações das comissárias de bordo: “Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão. Coloque primeiro em você e depois em crianças e/ou deficientes que estejam ao seu lado”. Este é um indicativo claro que, para zelar por outros, nós devemos estar protegidos e bem.

Assim é com a prosperidade financeira. Fique bem, poupe, invista, diversifique suas fontes de renda, diversifique seus investimentos e esteja atento ou atenta a pequenas despesas, mantendo uma lista de gastos diários, até mesmo aquele inofensivo cafezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..