Translate

Coach - O que é isso?

Coach - O que é isso?

Coaching – Tecnologia CDS® desenvolvida por Paulo Lima

Observando as constantes e ostensivas modificações do mercado de trabalho no mundo corporativo senti que era o momento de desenvolver a tecnologia CDS® – Cenário, Dor e Solução.

Trata-se de uma tecnologia baseada no conceito de coaching.

O coaching (treinamento) é um processo conduzido pelo Coach (treinador) para o coachee (cliente ou treinando).

O objetivo do trabalho é levar o cliente à identificação dos Cenários que ele necessita trabalhar, através da conscientização de suas Dores ou aquilo que o incomoda, ou incomoda a organização para a qual ele desempenha suas funções.

Desta forma, Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee para atingir a um objetivo desejado pelo cliente. O coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee de encontro ao objetivo estabelecido no processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.

Coaching é, portanto, um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir transformações positivas na vida do coachee.

Meu trabalho como facilitador é encorajar, apoiar, manter a motivação e acompanhar a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando cada vez mais seu crescimento pessoal, bem como o aumento de capacidades cognitivas  e maior controle emocional (Inteligência Emocional).

As técnicas utilizadas objetivam a melhora de sua performance profissional e pessoal, com foco no aumento qualidade de vida.


Minha metodologia:
Consiste em mapear a situação atual, sempre alinhada às estratégias do contratante (no caso das empresas). Através do mapeamento de personalidade do coachee é possível identificar se o mesmo está alinhado ou não às expectativas do contratante e partir daí elaborar o plano de ação (solução), para a preparação do mesmo fazendo fluir sua inteligência emocional.

Para esta atividade, tendo por base os testes aplicados no início da consultoria, apontamos qual ou quais as áreas que precisam ser trabalhadas. Nesta tecnologia, a cada 4 (quatro) sessões, daremos o reporte para a direção da empresa com o objetivo de alinhar suas expectativas.

É um processo direto, sempre voltado para os melhores resultados. Um deles é obter plena sinergia dos colaboradores participantes com as estratégias da empresa e com os demais colaboradores.

Quando se trabalha o CDS®, é possível ter claro quais as principais áreas de desenvolvimento que o coachee precisa trabalhar. O aconselhamento é direto, objetivo.

Cada sessão tem duração de 1:30h (uma hora e trinta minutos) horas, sendo que no início de cada sessão é explicado o objetivo do trabalho e ao final checa-se o atingimento do mesmo.

CDS® é uma ferramenta que revoluciona a visão, o comportamento e a postura individual de cada colaborador, voltada para o pleno relacionamento em equipe.

Este é um trabalho que deve, sempre, ser conduzido individualmente, durante as 8 (oito) sessões, 1 (uma) por semana.

Resultado esperado para a empresa contratante.
Ter em seus quadros profissionais com maior suporte emocional, conscientes de suas potencialidades, pensando e agindo como donos do negócio e em plena sinergia e sintonia com as estratégias da organização.

Resultado esperado para o coachee.
Um ser humano altamente consciente de suas atribuições, potencialidades e capacidade de realização. Integrado consigo próprio e buscando sua felicidade e autorrealização. Isso traz excelentes resultados para a organização.

* CDS® é uma marca criada por Paulo Lima.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Acredito que a CDS vai ajudar muitas pessoas a enxergar as possibilidades que as levarão a realizações e ao sucesso; sobre tudo na área profissional.

    ResponderExcluir

Seja gigante, comente:..