Translate

segunda-feira, janeiro 22, 2007

O Melhor do Caminho é o Caminhante


Há uma frase espetacular, estampada em uma das várias placas que estão colocadas ao longo do Caminho de Santiago que diz o seguinte: " o melhor do caminho é o caminhante."
Quantas vezes em nossas vidas fazemos coisas, fechamos contratos, realizamos negócios, compramos e vendemos bens, damos conselhos utilizando nossas referências pessoais, vamos ao nosso trabalho, voltamos dele e, muitas vezes, esquecemos do principal - as pessoas com quem cumprimos estas jornadas.
Por tão simples e por estarmos acostumados a essa convivência diária, não damos a atenção àqueles que, comungando ou não, de nossas preferências pessoais, transitam em nossas vidas. A frase acima é uma pérola se a considerarmos em sua totalidade. O local onde ela está colocada é simplesmente deslumbrante e causa na alma do caminhante um deslocamento da realidade e pode nos remeter a pensamentos que nos façam esquecer nós mesmos e daqueles que caminham ao nosso lado.
Penso, se a estrada é bela e as realizações gigantescas elas só podem ser melhor apreciadas se eu puder transitá-las ou, melhor ainda, se puder compartilhar com meus pares aquilo que apreciei. Assim é a vida, para o bem e para o mal.
O ser humano é gregário por natureza e como diz Aristoteles: "nada que existe por natureza, pode ser alterado pelo hábito." - ética a nicômaco.
Essa natureza humana não pode ser alterada pois, apesar do meio existir sem nossa presença, somente o humano, pelo menos por enquanto, pode dar significado a ele. Portanto dê significado à sua vida e às suas relações. Pense nele diariamente e abra-se para o melhor que seus pares podem te oferecer e ofereça o que de melhor você tem, sinceramente e dentro do possível sem outros interesses.
Use o simples! Um abraço sincero, um olhar fraterno, fique junto somente por estar, peça um café gostoso, fume um charuto junto, chore junte e, primordialmente sorria, sorria muito para tudo o que a vida tem a oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..