Translate

quinta-feira, janeiro 18, 2007

UMA BOA VIDA - VICTOR HUGO


Viver a vida de modo sereno e produtivo, em nossos tempos atuais, é uma verdadeira arte. Todos os dias somos instados a ter comportamentos agressivos (não que a agressividade seja um mal em si), pessoas e situações nos fazem perder o foco e o horizonte. O estar centrado, tão difundido pelo budismo e algumas filosofias, às vezes nos causam mais frustrações pelo simples fato de ser quase impossível alcançá-lo.
Gosto muito da obra de Victor Hugo. Este poeta, romancista, político francês teve uma vida marcante e muito ativa. É dele o poema base da música Desejo, tão bem cantada por Frejat, do Barão Vermelho.
Se, refletirmos, um mínimo que seja sobre este poema, encontraremos ali um grande apoio filósofico para a vida.
Ame primeiro. Nunca espere dos outros o amor que você pode dar pois se assim for, certamente sofrerá desnecessriamente. A esse respeito já nos orientava Francisco de Assis quando ele diz: "é dando que se recebe." Quem ama primeiro, primeiro esquece, primeiro perdoa.
Seja um bom homem, uma boa mulher e não resista ao tempo. Permita que as coisas fluam com a naturalidade que deve ter. Viva a vida tendo o amor por base. Não deixe de amar a sim em primeiro lugar, se dê aquilo de melhor que você tem para dar e quando não tiver nada de bom para se dar, ouse, mude sua vida.
Victor Hugo ainda traz mais uma pérola: desejo, outrosim, que você tenha dinheiro...e que ao menos uma vez por ano... deixe claro...quem é dono de quem." Dinheiro é muito importante em nossa vida, não podemos desconsiderá-lo e, por mais que o catolicismo e algumas religiões tenha criado a cultura da culpa, fixe, de uma vez por todas; você tem o direito e o dever de ter dinheiro. Use-o com sabedoria a seu benefício e a um grupo cada vez maior de pessoas.
A prosperidade é inata nas boas almas e pessoas com atitude e abrem caminho para que outras pessoas sejam prósperas.
Ame seja feliz e se você tem um amor incondicional (pai ou mãe para filhos), reveja e, dentro do possível, crie o amor educacional e orientativo.

O que você acha disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..