Translate

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.




A era da informática trouxe inúmeras benefícios. Na atualidade para conversar com uma pessoa você não necessita estar diante dela ou ter um daqueles aparelhos telefônicos pesados e que não saiam do lugar. Para enviar uma carta não se depende apenas da empresa dos Correios. Para fazer um memorando no trabalho, não é necessário pegar papel e caneta (curiosamente muitos profissionais sequer conhecem o termo “memorando”). Tudo isso, em sua grande maioria, foi substituído por uma enormidade de tecnologias que transformou as relações pessoais em todos os níveis.
Na esfera pessoal, a comunicação foi facilitada com a chegada das redes de relacionamentos, mensagens instantâneas, emails, etc. As viagens longas já não são problemas, no que diz respeito a sentir saudades, para resolver isto basta se conectar a internet e, pronto, já possível falar e ver a pessoa que está distante, com imagem e tudo.
Existem muitos outros benefícios criados a partir da informatização das relações, mas é no trabalho que este processo é sentido com maior intensidade. Tudo ficou muito dinâmico e veloz. As empresas exigem infinitamente muito mais nos dias de hoje, do que o faziam há não muito tempo. Com isso os profissionais passaram a se dedicar muito mais às suas atividades não importando o ambiente em que esteja. O expediente dito normal deixou de ser realizado somente dentro das empresas, agora está no trânsito, na rua, nas lanchonetes, no happy hour e, principalmente, em casa e vai muito além das oito horas convencionais.
É comum tomar conhecimento sobre profissionais que dedicam quase todo o tempo de suas vidas em atividades profissionais e este fenômeno é tão forte que até se criou uma denominação para ele: workaholic ou, em tradução livre, viciado em trabalho. Quem ainda não presenciou um “bando” de executivos num destes barzinhos com seus equipamentos de email. É quase uma febre.
Estão conversando alegremente e repentinamente sentem o corpo tremer sem apresentar nenhum sintoma de doença, é um email que acabou de chegar. A postura física até muda. Ao sacar seu equipamento para ler o email, o executivo, homem ou mulher, fecha os ombros em direção ao corpo, encurva a cabeça para frente e fica em posição de oração: com as duas mãos à frente do corpo, segurando o aparelho digitando uma resposta.
Nada contra o trabalho. Nada contra ganhar dinheiro honestamente. Nada contra colocar-se à disposição da empresa em tempo integral. Em nosso tempo globalizado, com empresas multinacionais ocupando quase todos os países do mundo, não há outra maneira a não ser ficar plugado, conectado durante quase todas as horas do dia.
O grande desafio é integrar estas duas áreas importantes da vida: trabalho e família. É fundamental integrar as ações de modo a garantir a saúde emocional da sua família garantida pela saúde financeira propiciada pelo trabalho. Um não vive sem o outro!
No final da vida as benesses do trabalho ardoroso somente terão efeito positivo se puder ser compartilhada, se deixar um valor agregado à vida das pessoas, somente se deixar um legado, principalmente as pessoas próximas à você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..