Translate

terça-feira, julho 24, 2007

GRITA BRASIL, GRITA PÔ!!!




Fragmento de "O Grito" - de Edvard Munch

"Há um surdo grito no canto do mundo. É um grito de desabafo, de dor, grito de desamparada paixão.É assim, algo inconsequente, mais demente que inocente. É como força, é como vida, talvez, parecido com a morte.Há um surdo grito.É no calar da tarde que ele se manifesta. É como fonte que não se esgota. É o fim que não tem começo..."
É com este trecho que iniciei, no dia 08 de Março/2007, meu texto "Surdo Grito", neste blog. Sinto que hoje este surdo grito, abafado, contido, outrora pessoal, individual, hoje torna-se generalizado, diante de tanta incompetência e tanta corrupção que assola todos os níveis da cadeia político administrativa de nosso país.

Há anos a população brasileira assiste passivamente, como cordeiro ou gado que segue para o abate, uma quantidade absurda de descasos da classe política. É certo que cada povo tem o governo que merece mas, também é certo, como dizia M. Luther King "o que mais preocupa é o silêncio dos bons".

A sociedade brasileira permanece estagnada, se parece muito com os famintos dos reinos antigos do mundo que ficam aguardando no caminho, com a boca aberta, para sejam jogados alguns restos de alimentos rejeitados pelos nobres.

A corrupção continua assolando o país e em proporções nunca vistas em outros momentos de nossa história e, parece, é um processo calculado meticulosamente. A exposição pública, diariamente, de políticos e pessoas corruptas, sem que haja uma, uma apenas, punição, leva à descrédito todo o sistema judiciário e reforça, ainda mais a passividade de nossa sociedade.

Não há sequer uma ação adequada para criar uma geração futura mais consciente. Não investimento em educação, saúde pública, segurança, criação de novos postos de trabalho, não se fortalece as universidades e seus centros de pesquisas, entre tantos outros abandonos. Continuamos criando uma geração de inválidos mentalmente, que ficarão à mercê da ação espúria de políticos e politiqueiros de plantão que, corruptos, darão continuidade ao "status quo" eternamente.

O Governo atual, omisso, sem poder de decisão sobre nada navega em mares calmos de sua popularidade semeada através da esmola aprisionante do bolsa família. Não tem força moral para avançar em ações necessárias para criar uma nação de humanos íntegros cujo princípio existencial seja a ética. Pelo contrário, todas as esferas governamentais se esforçam em provar que o pressuposto do "levar vantagem em tudo" continua e continuará imperando.

Dizem alguns: - "Ah, nunca se investigou tanto neste País como neste governo". Meu cérebro leviano, outrora petista, lança um surdo grito: - Faz parte do processo de banalização da corrupção. É preciso desacreditar as instâncias judiciárias para minar qualquer intenção de busca pela justiça.

Enquanto isso, como dizia Gonzaguinha: nossa bunda continua exposta na janela pra todo mundo passar a mão nela!

3 comentários:

  1. Na minha ninguém passa, não!

    ResponderExcluir
  2. é Paulo, falar mal do governo virou chover no molhado. No final do mês cada um sabe qual governo é melhor. Concordo com vc em parte mas algumas coisas não podem ser reputadas a este governo, por se tratar de coisa histórica. Até breve,Berênice

    ResponderExcluir
  3. Não sei não. Acho que a anonima berenice é petista. Esse governo é o mais corrupto de todos os tempos. A história do país está sendo acharcada por este bando de vampiros que sugam todo nosso sangue financeiro. bjus. Rick James

    ResponderExcluir

Seja gigante, comente:..