Translate

sexta-feira, março 02, 2007

Por Acaso - Obra do destino?

Moema, bairro nobre de São Paulo, 28 de fevereiro de 2007

Raimundo José Jesus, 39 anos - perna amputada abaixo do joelho.
Priscila Aprígio da Silva, 13 anos - paraplégica

Ladrões assaltam um banco e saem trocando tiros com supostos seguranças e atingem as pessoas acima e mais outras pessoas que passavam pelo local.

Não! Não vou me aproveitar deste tema
Para fazer um novo poema,
Pois diante deste fato
Minha alma sente-se pequena.

É apenas uma rima que, apesar de ordenada, apenas relflete a incompreensão diante destes fatos. Sinto um ímpeto em não falar, pois como dizem alguns amigos: "é chover no molhado". Lamentável que seja assim, lamentável. Em todos os cantos deste país, parece que estamos nos rendendo à realidade do mal, aceitando-a com um processo natural de nossa sociedade.
Precisamos dizer não! Criar, com urgência, uma corrente com foco na solução de nossos problemas sociais mais grave. É preciso investir em educação! É preciso sair desta deste torpor e desta comoção política e com vistas diretas ao populismo barato.
Compreendo que a violência é um fato humano mas, não é o real fato humano. A grande maioria fazer valer a característica gregária do ser humano, criando comunidades pacíficas com vistas ao crescimento e desenvolvimento. Este é um fato humano, não sendo restrito ao solo brasileiro.
Se quisermos criar um país mais justo, mais harmônico, mais pacífico é necessário, já, investir com energia em educação. Nossa população não sabe ler, não sabe se comunicar. Nossas escolas são de péssima qualidade, parecem prisões onde a qualidade de ensino é o último quesito a ser avaliado. Nossos professores são mal formados e e pessimamente mal remunerados e por consequência, nossos filhos mal educados. É preciso investir em eduação para começar a obter algum retorno daqui a quinze ou vinte anos.
O reflexo deste descaso educacional está aí, para que todos sintam e vejam. É lamentável que algumas pessoas terão que pagar com a própria o descaso dos governos com sua população.
Para Priscila e Raimundo resta a mim orar por eles. Eu acredito na ação divina e ela poderá apaziguar seus corações e torná-los mártires vivos de uma revolução que deve começar já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..