Translate

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

A (RE)COLONIZAÇÃO DA AMAZÔNIA


Foto de Haroldo Castro_extraída sem autorização formal do sitehttp://www.conservation.org.br/como/index.php?id=11


Não é de hoje que mitos sobre a colonização da Amazônia é propagada entre os meios acadêmicos. Nestes últimos tempos, em função do alerta geral feito pela ONU (Organização das Nações Unidas), da qual o Brasil faz parte, parece que a atenção para esta parte importante do Planeta se intensifocou. Recentemente li um artigo escrito pelo sociólogo Hélio Jaguaribe sobre a perda da Amazônia, e que foi citado por J.B.Xavier no site: www.recantodasletras.com.br/artigos que merece nossa especial atenção.

O território brasileiro, desde o início de sua colonização sofreu as investidas de vários países colonizadores do mundo antigo. Portugal, Espanha, Holanda, França, Inglaterra entre, outros, logo se interessaram pelas preciosidades que jaziam incólumes em seu subsolo. Além da madeira, o pau-brasil, praticamente extinto depois de ter sido saqueado durante séculos, o interesse estava voltado para a prata, o ouro, o diamante e outras pedras preciosas que brotavam generosamente e foi motivo de loucas incursões em suas selvas. Os motivos não mudaram muito porém tivemos outros acréscimos como: a biodiversidade, o maior reservatório natural de água doce do mundo, as plantas medicinas, etc.

Nada contra o carnaval, legítima expressão da arte e comportamento de nosso povo mas, enquanto as escolas de samba desfilam seu luxo e seus sambas-enredo de composição duvidosa, empresas multinacionais e pastores protestantes, doutrinam os índios brasileiros (inclusive com o ensino formal da língua inglesa), fortalecendo o conceito de que são nações indígenas e portanto em pouco tempo devem requisitar sua independência, fato esse, que se confirmado, certamente será reconhecido imediatamente pelo governo estadosunidense.

Hélio Jaguribe sugere uma intervenção imediata das forças armadas brasileiras nas divisas do território brasileiro, criando uma empresa brasileira para administrá-la, no que concordo abertamente.

É certo, nossos governantes e toda a população devem sair de seu berço esplêndido e agir para que os interesses extrativistas e a dominação norte americana, tendo os Estados Unidos da América como seu maior representante, não prevaleça em nosso território. Não se trata de "bairrismo" mas de preservação de nossas fronteiras e do fortalecimento da soberania do Estado Brasileiro.

É isso...coloque isso na pauta do seu dia...fale sobre e mobilize sua comunidade, seus deputados e senadores.

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..