Translate

domingo, março 27, 2011

Respire fundo. Isso acalma a mente


Que a respiração é a base da vida, não é nenhuma novidade. Se assim é, não importa o que esteja acontecendo em sua vida, respire. Respirar, tomar consciência da respiração, eleva o padrão de suas decisões.
Procure perceber seus estados mentais e emocionais quando perde o controle sobre sua respiração.
Os benefícios da respiração consciente são infindáveis. Melhora a circulação sanguínea, dá poder de controle de suas ações, aumenta sua qualidade de vida, entre tantos outros. Respirar é tornar a vida muito melhor. Trata-se de um processo natural do corpo humano que oxigenará o sangue através da sua distribuição pelos pulmões. O oxigênio alimenta todo o corpo humano, vitalizando e desintoxicando-o de suas impurezas. Se esta respiração tornar-se consciente os benefícios serão infinitamente superiores.
Uma evolução da consciência da respiração é a arte de respirar em processos de meditação. Já existem estudos científicos que provam os benefícios da meditação. Uma das técnicas de meditação prevê ou objetiva trazer uma respiração similar ao do bebê recém-nascido. Eu já observei isso em minhas duas filhas.
A respiração delas é umbilical. A cada respiração a barriga delas enche de ar e com a saída do ar a barriga murcha deixando claro o acionamento do diafragma.
Não importa o seu estado emocional. Pratique diariamente a respiração consciente. Sente-se de maneira confortável, onde estiver, e faça algumas respirações.
Inspire profundamente, fazendo o ar chegar a seu abdome, prenda o ar por uns quatro segundos e o solte gradualmente pelo mesmo tempo. Faça isso umas 10 vezes, preferencialmente de olhos fechados.
Aproveite e se neste momento se aparecer algum pensamento, deixe-o livre, não se atenha a ele. Apenas observe-o como se fosse uma paisagem sem significado para você. Tente, serenamente, deixar a mente vazia.
Faça isso diariamente lembre-se que respirar o mantém vivo.
Óbvio? Nem tanto!

2 comentários:

Seja gigante, comente:..