Translate

quinta-feira, março 10, 2011

É bom deixar suas crianças verem que você chora.


Crianças mudam nossas vidas! Ouvi esta frase de um amigo quando ele teve seu primeiro filho. Isso foi há, pelo menos, 10 anos e, sinceramente, não lhe dei muito crédito.
Hoje tenho minhas duas filhas é posso afirmar: crianças mudam nossas vidas. Depois de tê-las, nunca mais nossas vidas são iguais.
A paternidade é um evento sem fim. Todos os dias tenho novidades em minha vida, todos os dias!
No início fiquei um pouco assustado. Não sabia como agir, pois quando elas nascem, descobri que não entregam junto o manual de instrução. A cegonha chega, entrega o pacote e desaparece sem deixar endereço, nem email para contato.
Aos poucos me familiarizei com a rotina de trocar fraldas, banhos, febres noturnas, choros aparentemente desmotivados, manhas em busca de carinhos, os primeiros e fascinantes sorrisos.
A primeira vez que ouvi a palavra papai, o mundo parou. Meu coração disparou e naquele momento não tive a certeza se era comigo. Assim foi com a primeira e também com a segunda filha. Cada uma, a seu modo, me cativou com um carinho diferenciado. Cada uma tem uma forma especial de chamar minha atenção e de conquistar seus desejos. Eu, sempre me rendo.
Com o passar do tempo, fui aprendendo que, em matéria de educação infantil eu nada, ou quase nada sabia. Todas as minhas certezas foram sendo alteradas diariamente.
Uma destas foi a certeza de que não deveria demonstrar tristeza diante delas. Sempre achei que o ideal era passar uma imagem de força e que tinha todas as respostas.
Erro!
Aprendi que isto é um erro. Nossas crianças não querem homens ou mulheres com super poderes. Isto elas já encontram nos contos de fada e nos mais variados desenhos de televisão. Nossas crianças devem encontrar nos adultos que as criam, os sentimentos que elas próprias têm.
As crianças têm medo, dor, ansiedade, emoção, preguiça e todos os sentimentos que nós, adultos, também temos.
O choro adulto não é sinal de fraqueza! É sinal de humanidade. É sinal que quando ela chorar poderemos compreender e acolher de forma aconchegante e carinhosa. Ela saberá, com seu choro, que é parte integrante de uma família e que todos em seu meio tem sentimentos e emoções que podem e devem ser compartilhadas.
Compartilhe suas emoções com suas crianças, sem sobrecarregá-las, mas compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..