Translate

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Quando a dúvida surgir, dê somente o próximo passo, pequeno


A dúvida pode se transformar num dos maiores entraves que uma pessoa pode ter na vida. Eu passei por isso inúmeras vezes e ainda hoje, vez por outro me encontro no meio de algum processo que necessito mudar e, pronto, a dúvida surge. O problema nem sempre é a dúvida em si, mas o aprofundamento da dúvida, gerada pela insegurança que temos em relação a determinado tema. Certamente é ela quem é a responsável pelo prejuízo do tempo que perdemos em nossas vidas.
A dúvida é a insegurança colocada em prática e só ocorre em função de não vivermos nosso momento presente como único. Tendemos, quando necessária a tomada de decisão sobre um assunto, nos referenciar na experiência, aguardando um melhor resultado futuro. Para melhor resolução de qualquer tipo de dúvida é necessário criar um pensamento novo. Os modelos de solução utilizados em momentos passados podem não surtir o efeito desejado, posto que baseado no passado. Lembre-se a insegurança é baseada nas crenças pessoais.
Se considerarmos que cada momento é único e que cada situação é inédita as a ações passadas não podem ter força de decisão sobre o momento presente. Por isso, quando surgir a dúvida, trate-a com a naturalidade necessária tendo por base suas referências existenciais do agora.
Não se perturbe nem perca seu centro. Respire, concentre-se, sinta e busque sua energia interior para esclarecer o que é melhor para você. Recomendo que você sinta o momento, sinta a dúvida!
Isto mesmo sinta o princípio da sua dúvida, a origem dela. Isto é um processo natural em todas as pessoas. Deixe-a crescer em seu interior o conhecimento da dúvida e permita que a maturação aconteça de uma forma natural e verdadeira. Se achar necessário, compartilhe com amigos sobre o seu momento, deixe claro suas impressões para que eles, seus amigos sinceros, possam opinar. Se, ainda assim a dúvida persistir, procure ajuda profissional um terapeuta ou um processo de coaching, por exemplo.
A sugestão aqui é que se dê um próximo e pequeno passo. Um de cada vez, gradualmente. Sinta a sabedoria desta sugestão. Um passo, pequeno, de cada vez, essa é a regra. Enquanto dá esse passo, medite, sinta as modificações que estão ocorrendo em seu modo de agir e sentir. Aproveite esta grande oportunidade de questionamento interior para evoluir e ascender na direção questionada. Corre-se menos risco, no entanto não se permite que a energia fique estagnada. Após alguns passos você poderá sentir-se mais seguro e então, de posse de alguma certeza poderá se aventurar mais profundamente na tomada de decisão.
Lembre-se, inicialmente um passo de cada vez. Não precisa ser lento, mas, um passo de cada vez. Concentre a energia no primeiro passo de forma que o passo seguinte também seja o primeiro, e assim sucessivamente até que se encontre o fluxo natural dos acontecimentos e que se possa aprender com as soluções encontradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gigante, comente:..